Pense nas necessidades e custos da manutenção predial
Comece considerando quais são os pontos mais relevantes que precisam de atenção.
Ao mesmo tempo, não dá para desconsiderar os custos envolvidos. Esse processo não pode sair mais caro do que a quantidade de recursos que há à disposição.
Portanto, é necessário ponderar o nível de manutenção e os gastos associados, de modo a chegar a um equilíbrio sobre esses valores.
Elabore o plano detalhadamente
Feito isso, é hora de elaborar o plano de maneira completa. O recomendado é que ele seja muito bem detalhado, já que isso evita a necessidade de retrabalhos, favorece a comunicação e ajuda a conquistar ótimos resultados.
É imperativo descrever todos os locais e elementos que precisam passar por manutenção e como ela deve ser feita. Dependendo do tipo escolhido, você também deve definir o prazo entre cada etapa.
Uma de conservação, por exemplo, normalmente é feita diariamente, enquanto uma preventiva de reparação acontece com maior tempo entre uma e outra. O ideal é evitar, tanto quanto possível, a corretiva, já que ela, sim, aumentará os custos.
Para deixar a manutenção mais completa, vale estipular quais ações devem ser realizadas em cada parte do imóvel . Assim, é possível comparar os resultados com maior segurança.
Crie um histórico de manutenções
Por falar nisso, pense em criar um histórico para toda e qualquer manutenção predial realizada. A ideia é construir um banco de dados robusto e relevante, para que tanto a gestão quanto a equipe saibam exatamente como lidar com cada problema.
Esse histórico exige o registro de diversas informações. Tudo começa pela data em que a manutenção foi realizada, já que isso evita que a gestão se perca entre os períodos.
Também é importante determinar quais foram as ações executadas e quais os resultados de cada uma. Caso tenha havido algum problema, devem estar identificadas causa e solução.
Diante disso, fica muito mais fácil planejar as próximas manutenções, além de ser necessário menos tempo.
Empregue um software de gestão de manutenção
A automação das etapas de gerenciamento desse processo, por meio de um software de manutenção, pode auxiliar o gestor. Quando planejamentos, históricos, ocorrências, custos e outras informações cruciais do dia a dia da empresa podem ser acessadas com um simples clique.
Graças a um elemento como esse, a tomada de decisão fica mais dinâmica e certeira, já que é baseada em dados. Com isso, dá para encontrar o período ótimo entre as manutenções, evitando que se faça mais do que o necessário. Desse jeito, há a melhor aplicação de recursos.
Além disso, a centralização de dados democratiza o acesso à informação, nivelando recursos e conhecimentos. Para melhorar, dá para criar alertas e fazer a emissão de documentos de um jeito simplificado.
Tudo isso contribui para que o processo aconteça de forma mais simples, além de trazer ainda mais benefícios.
Analise os resultados e otimize o planejamento
Com tantos dados centralizados pelo software de gerenciamento, é mais simples encontrar tendências, como equipamentos que devem ser trocados ou pontos que merecem maior atenção.
Dependendo do caso, também pode ser necessário diminuir o tempo entre inspeções em um determinado ponto ou utilizar novas técnicas. Chegar a essas conclusões é possível a partir da análise e interpretação dos dados, de modo que haja otimização contínua da manutenção predial.
Não deixe, portanto, de fazer um acompanhamento contínuo para que esse elemento seja sempre relevante.
A manutenção predial é importante para garantir a conservação, segurança e conforto em qualquer estrutura de imóvel. Além de tudo, ela tem a ver com a redução dos custos, então é fundamental elaborar e executar um plano funcional e que ofereça excelentes resultados.