Por que a manutenção predial deve ser levada a sério?

Além dos equipamentos e elementos diversos, a estrutura da empresa também precisa passar por um processo de manutenção. Mais conhecida como manutenção predial, ela diz respeito ao cuidado com uma série de itens indispensáveis para o bom funcionamento do negócio.

Mesmo diante de tamanha importância, nem sempre ela é considerada na hora de fazer um planejamento. As consequências podem ser catastróficas, quando tudo poderia ser evitado com um processo bem estruturado.

Por isso, veja por que ela deve ser levada a sério e como ela pode ser aplicada sem comprometer os custos.

O que é a manutenção predial?

Manutenção predial é aquela que engloba todos os componentes de uma edificação, como alvenaria, telhado, fechaduras, portões, instalações elétricas, hidráulicas, de gás etc. Esses componentes possuem durabilidade determinada .

Em geral, edificações novas possuem um tempo de garantia, que só será válido caso sejam executadas manutenções preventivas.

Quais as diferenças para a atuação corretiva?

A realização da manutenção predial planejada não deve ser confundida com reparos emergenciais que, além de caros, aceleram o desgaste da edificação e de seus componentes e comprometem a disponibilidade e funcionamento dos ativos.

Já as manutenções planejadas devem ser entendidas como sendo a estratégia mais barata, que visa garantir maior durabilidade, disponibilidade e segurança.

A prática da manutenção predial tem crescido nos últimos anos, e a procura por esse tipo de serviço tende a continuar aumentando, com a apresentação de cada vez mais empresas e profissionais especializados nesse ramo de atividade.

Quais são os benefícios de sua realização?

Além da preservação da edificação e de seus componentes, o conforto, a segurança e a higiene podem ser seriamente comprometidos . Uma infiltração, por exemplo, não apenas causa problemas visuais ou na estrutura. Ela também pode ser um ponto de acúmulo de mofo, causando diversas complicações de saúde.

Isso tudo sem falar na imagem negativa (e irreversível) que um quadro de abandono proporciona aos moradores, usuários e visitantes.

Com consumidores cada vez mais exigentes e as informações chegando freneticamente por meio da televisão, rádio, jornal, redes sociais e mensagens via celular, o que não agrada a um pode desagradar a vários.

Leave a Comment