Como otimizar a manutenção de shopping center

A manutenção de shopping center é uma área estratégica, pois a sua eficiência garante o bom funcionamento das estruturas, instalações e equipamentos, a satisfação dos clientes e a lucratividade do negócio.

De acordo com dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), são 577 shoppings no país, faturando mais de R$ 192 bilhões anualmente e gerando mais de 1,1 milhão de postos de trabalho.

Dada a importância dos serviços de manutenção de shopping center para o conforto, segurança e bem-estar dos clientes, além da segurança e promoção da saúde dos colaboradores, é relevante estruturar corretamente essa área. Entenda melhor a seguir! 

Como estruturar o processo de manutenção de shopping center?

A otimização do processo de manutenção de shopping center depende de diferentes elementos que vão desde a administração até a execução das tarefas cotidianas. Conheça fatores centrais que devem constar na estruturação dessa área.

Fazer o planejamento da manutenção

Inicialmente, os gestores devem organizar o planejamento da manutenção do shopping center que pode ser preventiva, preditiva ou corretiva.

O ideal é que haja uma organização para viabilizar e priorizar a realização de processos preventivos, que reduzem os problemas cotidianos e evitam os altos custos de consertos. Afinal, o serviço corretivo ocorre somente após a identificação de uma emergência, causando a interrupção de atividades.

Ainda que algumas situações urgentes não possam ser evitadas, é preciso atuar sempre para que as manutenções preventivas e preditivas minimizem a necessidade de intervenções corretivas.

Criar rotinas de fiscalização

Além de planejar a execução das tarefas de manutenção, deve-se estruturar um plano de fiscalização.

É importante que a verificação das tarefas não esteja prevista, pois, no caso de a manutenção anteceder sempre o dia e horário da fiscalização, pode ocorrer uma distorção da realidade. Dessa forma, elas devem ser organizadas aleatoriamente.

Adotar mão de obra qualificada

A contratação de um colaborador “faz-tudo” não é atrativa para uma empresa responsável que queira aperfeiçoar sua operação, pois a falta de especialização pode levar a soluções temporárias e pouco eficazes.

O ideal é contar com uma mão de obra qualificada para cada função desempenhada na operação do shopping center, como manutenção de equipamentos, limpeza, segurança, estacionamento e outras.

Otimizar as atividades operacionais

A estruturação correta das atividades operacionais é essencial para o bom funcionamento do shopping. O que inclui ter profissionais estrategicamente posicionados, não deixar lacunas nas escalas e criar cronogramas de execução com a definição de responsáveis.

Usar corretamente os recursos

A economia de recursos é fundamental para que a manutenção possa ser otimizada. Isso engloba tanto os recursos humanos como também os insumos de trabalho.

Por exemplo, não é relevante ter três profissionais fazendo a manutenção hidráulica de um espaço em determinado horário e nenhuma pessoa em outra escala.

Estruturar processos transparentes e suporte 24h

Os shoppings recebem mais de 500 milhões de visitantes por mês, de acordo com a Abrasce, sendo fundamental que os processos, seja de manutenção, gestão, administração, entre outros, ocorram de modo transparente.

Por exemplo, quais condutas e valores são transmitidos aos profissionais para um bom atendimento ao cliente? Os operadores terão suporte logístico independentemente do dia da semana? 

Ter uma gestão centralizada e integrada

Toda a organização do shopping center deve ser estruturada conjuntamente para evitar falhas localizadas que prejudiquem a operação como um todo.

Por exemplo, um problema no estacionamento pode comprometer diretamente o fluxo de clientes. Dessa forma, esse setor precisa ser integrado com outras áreas, como segurança e atendimento, para que tudo seja resolvido o mais rápido possível.

Contar com parceiros especializados

A gestão da manutenção de shopping center é complexa e demanda know how específico para que a operação não sofra interrupções ou problemas de funcionamento. 

Assim, recomenda-se que sejam definidos parceiros estratégicos e especializados para que a atuação possa ser sempre aprimorada com foco na satisfação dos clientes e bom desempenho operacional.

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