Quais são as áreas fundamentais para a manutenção de um Shopping?

Os Shopping Centers contam com quatro grandes núcleos que demandam manutenção constante: elétrico, limpeza, ar condicionado e combate a incêndio. Para conseguir reduzir custos gerais de administração é fundamental que a equipe esteja capacitada para antecipar os problemas.

Para isso, o uso da tecnologia e análise de dados de desempenho dos equipamentos são fundamentais.

Elétrico

Na rede elétrica, as equipes de manutenção devem fazer a leitura da termografia dos quadros da subestação e dos pavimentos do Shopping a cada seis meses.

Vale também implementar rotinas anuais de manutenção preventiva dos disjuntores junto à verificação dos componentes da subestação. Além disso, também é indicado fazer a leitura diária das áreas comuns de lojas.

Limpeza

Junto às rotinas de limpeza em áreas comuns como banheiros, elevadores e fraldários, devem ser elaborados relatórios informativos. Neles, devem constar os horários em que os serviços foram feitos e eventuais danos que objetos fixos e móveis tenham sofrido.
É importante identificar se a limpeza que vinha sendo realizada antes da pandemia é suficiente para dar segurança aos frequentadores do Shopping agora. Caso contrário, é fundamental uma revisão nos processos e a implementação de novas rotinas mais seguras.

Ar condicionado

Em geral, o conjunto de ar condicionado de Shopping utiliza sistemas de água gelada, no qual dispositivos conhecidos como Chillers fazem a refrigeração. Nesse sistema, a água que sai é bombeada por outro sistema em direção ao Mall e às lojas.

A manutenção preventiva pode ser realizada seguindo orientação de equipes especializadas nesse serviço.

Combate a incêndio

Já nos sistemas de combate a incêndio, a manutenção engloba os sistemas de hidrantes, alarmes e detectores, sprinklers, cortinas d’água, entre outros e deve ser feita para antecipar falhas na detecção de fogo.
Esse sistema deve estar presente em toda a extensão do Mall, lojas e áreas internas e ligado a uma central de monitoramento 24 horas.

A manutenção deverá realizar testes nas bombas de incêndio, assim como os alarmes, sempre em horários programados e, claro, quando o público não estiver presente.

3 vantagens em implementar rotinas de manutenção em um Shopping Center

Agora que já entendemos quais as áreas mais sensíveis e que demandam atenção máxima nesse aspecto dentro de um Shopping Center, vamos entender onde o seu negócio ganha com um olhar focado em manutenção.

Aumenta a capacidade de prever riscos

As rotinas de manutenção preditiva servem, basicamente, como instrumentos de controle para antecipar as possíveis falhas. A partir dos dados coletados, suas equipes de manutenção serão capazes de dizer se um equipamento está funcionando normalmente ou não. Dessa forma, podem prever riscos de falha e agir antes que elas venham a acontecer.

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Máquinas e equipamentos que operam de forma ininterrupta ou por períodos prolongados, como escadas rolantes, sistemas de refrigeração, por exemplo, cedo ou tarde, vão acusar o desgaste de peças e componentes. A manutenção preventiva poupa custos na compra de novos.

Aumenta o controle

Quando se adota uma política de manutenção que combina a preventiva, preditiva e corretiva programada, ou seja, manutenção com data e hora programadas, você e sua equipe tomam controle da situação antes que venham a ocorrer danos maiores.

Para que as rotinas de manutenção tenham sucesso, é importante investir ainda em treinamento e qualificação do seu time e buscar equipes especializadas sempre que for necessário.

A tecnologia é uma ferramenta potente para munir seu time de informações e permitir que você e sua equipe tomem as melhores decisões.